A Black Friday, data tradicional de compras do varejo dos Estados Unidos, está presente no Brasil há 11 anos, e desde o seu surgimento é adotada por ainda mais empresas, a cada ano que passa.


No mesmo ritmo, as fraudes na Black Friday também só crescem.


Se você está pensando em aproveitar a Black Friday e fazer muitas compras, com certeza vai querer evitar passar por esse transtorno.
Pensando nisso, trouxemos 10 dicas de como evitar fraudes e aproveitar a data ainda mais. 🤑

Mas, antes, vamos explicar um pouquinho melhor o surgimento da Black Friday. 😱

Black Friday: o que é e como surgiu? 🤔


Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma data tradicional do varejo que acontece depois do Dia de Ação de Graças, feriado nacional do país. 🇺🇸


A origem do evento não é certa, mas um dos primeiros registros da Black Friday data do ano de 1869. O nome surgiu justamente em uma sexta-feira de setembro de 1869, quando o mercado do ouro americano quebrou, o que deixou empreendedores e marcas completamente arruinados.

Por isso, Black Friday traduzido significa “sexta-feira negra”, uma data sombria para o mercado na época. 😬 Sim, infelizmente, culturalmente, a cor preta sempre foi relacionada a algo negativo. Com o tempo, esse termo foi sendo resignificado e, embora não concordemos com o uso, não podemos mudar o nome da data.


De qualquer forma, a Black Friday só foi se tornar uma tradição de compras no início dos anos 80, quando começou a se popularizar nacionalmente. Hoje, Black Friday é o termo que conhecemos para o dia de grandes promoções, liquidações e descontos que praticamente todas as lojas adotam por um dia. 🤑


Atualmente, essa data é uma grande oportunidade para os lojistas e empreendedores que buscam aumentar suas vendas de fim de ano. No Brasil, a Black Friday surgiu em 2010 por iniciativa de um site chamado Busca Descontos. Aos poucos, os lojistas brasileiros foram adotando a data, o que fez crescer também o interesse dos consumidores.

Como a Black Friday se tornou o que é hoje? 💰


A data começou a ser popularizada como tradição no mundo das vendas pelo início da década de 2000, e aos poucos conquistou o título de maior dia de compras do ano.


A Black Friday acontece no dia 27 de novembro e virou uma potência econômica mundial. Hoje, os empreendedores que não adotam a Black Friday com certeza podem ser considerados atrasados no mercado. 💸💸

Foi o seu crescimento que chamou atenção dos fraudadores, que viram na data a oportunidade perfeita para enganar o público.

Black Friday ou Black Fraude? 🤔

Hoje, a Black Friday também é conhecida pelo seu grande número de fraudes. A data ganhou até o apelido de “Black Fraude”, com slogans como “tudo pela metade do dobro”. E, realmente, muitos lojistas de má-fé tentam usar a oportunidade para enganar seus consumidores com promoções falsas. 🤔


Desde a chegada da Black Friday em 2010, também são inúmeros casos de fraude e roubo de dados. Nessa data, os fraudadores aproveitam para criar sites falsos para roubar dados financeiros dos internautas, por exemplo. Segundo o Reclame Aqui, a edição da Black Friday de 2019 teve uma alta de 57% em reclamações quando comparada ao ano anterior. O maior número de queixas estava justamente na propaganda enganosa e divergência de valores.

E as empresas, independente da área de atuação, também sofrem com os golpes! Segundo o relatório global elaborado pela Kroll de Fraude e Risco, 89% das empresas brasileiras já sofreram algum tipo de fraude. Por isso, é importante que os empreendedores criem formas de prevenir fraudes – não apenas durante a data, mas o ano todo. Do mesmo modo, os consumidores devem estar sempre atentos às promoções e liquidações muito baratas, pois pode ser que isso seja um golpe.

Para os consumidores, é sempre bom ligar o senso crítico e desconfiar de tudo, mas vamos falar mais sobre isso abaixo.
Já para os empreendedores, é importante não só escapar de golpes como também fornecer uma boa experiência ao consumidor.
Por isso, é bom sempre garantir que seus usuários estejam protegidos de fraude e tenham os dados que foram disponibilizados para a sua empresa em segurança.

Entre as tentativas de golpe, podemos citar a criação de falsos sites “oficiais” de marcas famosas, o roubo de dados e também as armadilhas mais singelas, como produtos com preço normal ou até mais caros, em falsa promoção.

Dicas para evitar Fraudes na Black Friday Como Consumidor 🙅‍♂️


Desconfie de preços muito baratos
“Quando a esmola é muita, o santo desconfia”.

Já ouviu falar nesse ditado? Na Black Friday, ele se aplica perfeitamente.


Uma das iscas de golpe mais populares para consumidores durante a Black Friday é justamente o preço atrativo, fora do comum de tão barato. O objetivo desse golpe é fazer com que o consumidor não tenha tempo para refletir sobre suas escolhas e compre o produto na pressa, com medo da oferta acabar. 🤨

Por isso, esses golpes geralmente aplicam “ofertas relâmpago”, ou seja, liquidações que supostamente vão acabar em pouco tempo. Dessa forma, o comprador não tem tempo para verificar a oferta detalhadamente, e acaba caindo no golpe.

Por isso, sempre desconfie de ofertas relâmpago muito baratas, e tente sempre averiguar tudo com atenção antes de fechar a compra. ⚡

Boletos 📃


Outra estratégia de fraude na Black Friday muito utilizada é a oferta mediante pagamento apenas em boleto.
Isso porque, pagando por boleto, é mais difícil conseguir recuperar o dinheiro.
Por isso, também é bom sempre desconfiar de ofertas que só são válidas mediante pagamento via boleto. 📃

Verifique o site 💻


Outra coisa que os fraudadores fazem muito durante a Black Friday é criar sites falsos de marcas famosas. Links enganosos das “Casas Bahia” e “Ponto Frio” são muito comuns, por exemplo. Os criminosos copiam perfeitamente toda a estrutura das lojas oficiais e, com isso, enganam milhares de pessoas.


Portanto, antes de realizar a compra, confira o link do site. Os sites de empresas confiáveis geralmente têm a grafia correta e utilizam apenas o nome em extenso, sem traços ou complementos.

O golpe é muito frequente em anúncios em redes sociais, por isso, preste o dobro de atenção quando a oferta vier desses canais.

💲 Compare preços 💲


Comparar os preços do produto desejado em diferentes lojas também é outra dica fundamental para evitar fraudes na Black Friday. Isso, principalmente, por causa da primeira dica, que são as fraudes com preços “imperdíveis”.


Comparando os preços, você vai evitar cair nesse tipo de fraude. Além disso, essa é uma dica valiosa para quem quer encontrar o menor preço possível para o produto desejado na Black Friday.


Hoje, existem ferramentas comparadoras de preço disponíveis na internet, como Zoom, Buscapé e Google Shopping. Essas ferramentas são ideais para analisar a variação de preços durante as promoções da Black Friday.


Esses sites oferecem diversas funcionalidades interessantes para quem está buscando a melhor oferta, como a possibilidade de criar alertas e notificações para quando os preços dos produtos baixarem. Assim, você vai aproveitar a melhor promoção sem correr  o risco de acabar levando um golpe na internet.

Na dúvida, contate os canais oficiais 📲®


Se você ainda estiver muito desconfiado das ofertas na Black Friday mesmo tendo seguido todas as dicas anteriores, uma alternativa é ligar para os canais oficiais da empresa.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (também conhecido como SAC) é oferecido por todas as empresas de grande porte.
No SAC, você pode tirar todas as dúvidas que tem sobre o produto e os preços sem medo de estar sofrendo um golpe.
Afinal, informação nunca é demais, e é melhor ter certeza de tudo relacionado ao produto e a marca do que ser prejudicado.


Nesse sentido, também lembre-se que nenhum e-commerce vai solicitar a senha do seu cartão. Se essa foi uma possibilidade oferecida pelo site onde você pretende comprar o produto desejado, fuja.

Dicas para evitar fraudes na Black Friday como Empreendedor 🤔


Pensando nos lojistas e empreendedores que também querem evitar fraudes na Black Friday, trouxemos algumas dicas importantes.
Realize auditorias internas e faça gestão de riscos. As auditorias são a principal ferramenta de identificação e prevenção de fraudes, inclusive ocorrência de erros.


A auditoria externa é obrigatória para empresas de grande porte ou capital aberto. Ela é contratada, como o nome já diz, externamente. As auditorias externas avaliam os aspectos relacionados à parte contábil, fiscal e financeira da marca.

Já as auditorias internas são realizadas pela própria administração da marca. O objetivo das auditorias internas é averiguar o funcionamento das operações do negócio, além de conferir os processos e controles internos. Ou seja, a auditoria interna vai te ajudar a perceber as possíveis fraudes dentro do seu negócio.


Do mesmo modo, a gestão de riscos também é essencial para prever e evitar os riscos de fraude. Além disso, a gestão de risco oferece uma compreensão dos pontos fracos dos processos da empresa e identifica o que pode comprometer o seu funcionamento perfeito.


Com a gestão de riscos e as auditorias internas, sua empresa vai conseguindo atuar de forma muito mais transparente e segura.
Isso também vai passar mais profissionalismo aos seus consumidores, que vão se sentir mais confiantes ao realizarem a compra.

Corrija Pontos Fracos


Os processos anteriores vão ajudar você a corrigir os pontos fracos que seu negócio apresenta. Afinal, nenhuma empresa tem o funcionamento perfeito, e é com isso que os fraudadores contam.


As fraudes empresariais geralmente acontecem por brechas que ainda não foram identificadas pela organização. Com os processos anteriores, é possível reconhecer esses pontos fracos e corrigi-los, evitando a recorrência de fraudes.


Dessa forma, você ainda identificará os problemas da sua empresa e poderá corrigi-los, mesmo que as falhas não estejam relacionadas com as fraudes. Também é interessante criar políticas de prevenção a fraudes claras, com parâmetros definidos que permitam uma visão ampla dos riscos de cada processo. 📢

Invista em Treinamento 💰


Apenas definir uma política de prevenção não é suficiente para evitar fraudes na empresa. Isso porque, uma política de prevenção só na teoria, que não é aplicada no dia a dia da equipe, não vai adiantar de nada para a prevenção de fraudes.

Por isso, é essencial treinar seus funcionários para aplicar as políticas na rotina habitual da empresa e também combater possíveis novas fraudes.

Pra isso, ofereça treinamentos específicos, além de reuniões, palestras e oficinas que promovam o combate à fraudes.
Capacitando seus funcionários para reconhecer possíveis erros, você não vai ter que se preocupar tanto com esse problema sozinho. Também é interessante promover uma mudança de postura entre suas equipes, visando o combate a fraudes, e estimular os trabalhadores a pensarem de acordo com as regras da empresa.

Da mesma forma, tente criar um filtro para o recrutamento de novos funcionários. Assim, fica muito mais fácil contratar pessoas que tenham a ver com o perfil da empresa e as atividades necessárias do cargo.

Conheça seus Colaboradores, Fornecedores e Produtos 📦


Conhecer bem cada membro da sua equipe e todos os níveis hierárquicos da empresa é fundamental para garantir que a conduta e o perfil de cada funcionário esteja de acordo com a empresa.

Isso, mesmo se a empresa for grande e oferecer uma alta gestão de organização. Ficar distante dos funcionários só porque a empresa é grande é um dos fatores que contribuem para o surgimento das brechas. Isso, por sua vez, pode ocasionar possíveis fraudes.

As mesmas medidas podem ser aplicadas aos seus fornecedores e ao perfil dos seus clientes. Desse modo, você não vai dar nenhuma brecha para as possíveis fraudes que podem prejudicar a empresa.

Cultura Compliance


As políticas de prevenção de fraudes vão levar a necessidade de construir uma cultura compliance.


A cultura compliance é um compromisso da empresa, assumindo princípios de integridade. Assim, ela assume normas de código de conduta, leis, regulamentos e muito mais.


O ponto de partida dessa cultura deve surgir da alta administração, pois é ela quem deve dar o exemplo. A cultura compliance é ideal para que as políticas de prevenção continuem em prática a longo prazo.


Uma medida importante dessa cultura para impedir fraudes na Black Friday é disponibilizar um canal de denúncias. Dessa forma, a própria equipe pode contribuir para manter a integridade da empresa. ☎

Com essas dicas, vai ser impossível ser fraudado, tanto como empreendedor, quanto como consumidor. Se você está pensando em procurar ofertas baratas de viagem nessa época do ano, dê uma olhada no TchêOfertas. Até a próxima!

Black Friday no Tchê Ofertas

Agora que você já sabe as maneiras de “Driblar” as Fraudes nesta Black Friday, fique por dentro das promoções de Black do Tchê Ofertas e aproveite os SUPER DESCONTOS que iremos oferecer. Serão diversas promoções para grande Porto Alegre e região da Serra Gaúcha, então fica ligado no nosso site e APROVEITE!!!! 😘

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